unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/02/24

Petrobras conclui aquisição de participações em blocos na África

Petrobras concluiu a aquisição de participações nos blocos exploratórios 10, 11 e 13, localizados em São Tomé e Príncipe, na África, e celebrou aditivos aos contratos de partilha de produção e Joint Operating Agreements correspondentes, passando a fazer parte dos consórcios dos referidos blocos, informou a companhia em comunicado na quinta-feira (8).

Desta forma a Petrobras adquiriu 45% de participação nos blocos 10 e 13 e 25% de participação no bloco 11, passando os consórcios a terem a seguinte composição:

  • Bloco 10: Shell, operadora (40%), Petrobras (45%) e ANP-STP (15%)
  • Bloco 11: Shell, operadora (40%), Petrobras (25%), Galp (20%) e ANP-STP (15%)
  • Bloco 13: Shell, operadora (40%), Petrobras (45%) e ANP-STP (15%)

A operação marca a retomada da atuação exploratória no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio, e está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria, segundo a Petrobras.

De acordo com o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, as equipes de E&P da Petrobras estão constantemente analisando oportunidades em novas áreas que sejam estratégicas para a recomposição de reservas. “No caso de São Tomé e Príncipe, analisamos com uma boa oportunidade, sobretudo por estarmos atuando em conjunto com parceiros importantes da indústria, o que nos permitirá compartilhar expertise e também riscos eventuais”, afirmou o diretor, segundo o comunicado.

A transação está inserida no escopo do Memorando de Entendimento assinado, em março de 2023, pelos CEOs das Petrobras e Shell, Jean-Paul Prates e Wael Sawan. O Brasil foi o primeiro país a ser visitado por Sawan após assumir a liderança global da Shell em janeiro de 2023.

Fonte: Revista Brasil Energia