unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/11/19

Petrobras conclui sísmica em Búzios

Maior levantamento realizado no mundo abrangeu área equivalente a quatro baías de Guanabara

A Petrobras concluiu o maior levantamento sísmico do mundo, na área da cessão onerosa de Búzios, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 200 km da cidade do Rio de Janeiro. Iniciado em novembro de 2018, o projeto utilizou receptores (ocean botton nodes) instalados em 6,6 mil posições, em uma área de 1,6 mil km² – equivalente a quatro baías de Guanabara –, em lâminas d’água entre 1,6 mil e 2,2 mil m.

O trabalho foi feito em parceria com a empresa CGG (Compagnie Générale de Géophysique) e a Seabed Geosolutions, que utilizou o modelo Manta® como receptor sísmico, capaz de registrar os dados continuamente por 75 dias em até 3 mil m de profundidade.

Para a aquisição de dados, os receptores OBN registraram as reflexões sísmicas geradas por ondas acústicas emitidas por um navio fonte.

“A partir de agora as informações registradas passarão pela etapa de processamento sísmico, que consiste na aplicação de técnicas computacionais específicas na criação do imageamento da geologia em subsuperficie. O produto deste trabalho resultará em um dado geofísico de elevada qualidade”, informou a Petrobras ao PetróleoHoje.

A companhia acrescentou que as informações obtidas pelo levantamento apoiarão o desenvolvimento e o gerenciamento da produção do campo de Búzios, maximizando a economicidade e o fator de recuperação do ativo.

Fonte: Revista brasil Energia