Segundo poço perfurado no bloco de Tyrona confirma a descoberta de campo de gás na margem equatorial do país. Fontes da Petrobras afirmam que novo campo é capaz de atender toda a demanda da Colômbia, e ainda justificar futura exportação de GNL
Por Rosely Maximo

A Petrobras anunciou na manhã desta segunda-feira (5) a confirmação da descoberta de gás no bloco de Tyrona, na bacia de Guajira, a partir da perfuração do poço Uchuva-2, no mar da Colômbia. Informações desse segundo poço confirmaram a descoberta realizada em 2022 com a perfuração de Uchuva-1 e, segundo técnicos da Petrobras que não quiseram se identificar, revelaram potencial de gás capaz de atender toda a demanda da Colômbia, e ainda justificar exportação futura de GNL.
Uchuva-2 está situado a 31 km da costa, em lâmina d’água de 804 metros, na margem equatorial do país. De acordo com o comunicado da Petrobras, o poço está em andamento, com cinco fases, e o intervalo de produção de gás foi verificado na fase 4 através de perfilagem wireline, que será posteriormente caracterizado através de análises laboratoriais.

O bloco offshore é operado pela Petrobras (44,44%) em parceria com a Ecopetrol (55,56%), e foi incluído no plano de desinvestimento da estatal em 2020, mas a venda foi suspensa pela gestão de Jean Paul Prates em maio do ano passado.
O consórcio vai continuar as operações para concluir a perfuração do poço até a profundidade esperada e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados, com previsão de realização de teste de formação até o final de 2024.
Fonte: Revista Brasil Energia