unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/01/25

Petrobras contrata cinco afretadores de sondas por R$ 18 bilhões

Os equipamentos vão ser usados, principalmente, na ampliação da produção. Constellation, Etesco, Foeresea, Seadrill e Ventura vão ter que cumprir conteúdo local de 30%

Sonda Takatsugo J, da Etesco, está entre as contratadas pela Petrobras (Foto: Divulgação Etesco)

A Petrobras contratou cinco empresas para afretar e prestar serviços em seis navios-sonda de alta-especificação. A soma dos acordos é de R$ 18 bilhões e o conteúdo local de 30%. Foram contratadas as empresas Constellation, responsável pela unidade Amaralina Star, Etesco (Takatsugu J), Foeresea (Norbe IX), Seadrill (Unidades West Jupiter e West Tellus), e Ventura (DS Carolina). A estimativa é de geração de 1,45 mil empregos diretos e indiretos. 

Três dessas sondas vão ser instaladas nos campos de Sépia e Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos. Nesse caso, o prazo do serviço varia de dois anos e seis meses a três anos, contados a partir de 2026. As outras três sondas vão ser alocadas em diferentes projetos da Petrobras, com contratos de três anos, iniciados também no ano que vem.

“Estas sondas são recursos fundamentais para a ampliação da nossa capacidade de produção através da perfuração de novos poços e implementação de novos projetos. Em 2024, totalizamos a contratação de 12 sondas, um marco significativo, que fortalece nossa posição”, afirmou a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal, Renata Baruzzi.  

Os navios-sonda são projetados para executar diferentes serviços de perfuração, completação, manutenção, avaliação e abandono de poços submarinos, com foco, principalmente, no desenvolvimento da produção. As unidades possuem veículos operados remotamente (ROV) e capacidade para operações de resposta a emergências, além de serem aptas a operar em águas ultraprofundas.

Fonte: Revista Brasil Energia