O contrato, avaliado em US$ 786 milhões, prevê o afretamento e a prestação de serviços a partir das unidades Siem Helix 1 e Siem Helix 2

A Petrobras assinou, com a Helix, contratos para afretamento e para prestação de serviços a partir dos navios-sondas Siem Helix 1 e Siem Helix 2, informou a estatal em comunicado divulgado nesta terça-feira (27). Os contratos foram avaliados em US$ 786 milhões e as sondas serão afretadas por um período de três anos.
As unidades atenderão a campanha de intervenções em poços da Petrobras a partir de 2025. As embarcações, ambas do tipo Light Well Intervention Vessel (LWIV+++), alcançam lâminas d’água entre 200 m e 2,4 mil m e são equipadas com veículo operado remotamente (ROV), possuindo capacidade de atendimento a operações de resposta a emergências.
Esses serviços incluem melhoria e restabelecimento da produção, integridade de poços e instalação de equipamentos submarinos. “Com estes contratos, a Petrobras amplia a sua campanha de intervenções em poços , garantindo maior eficiência, produtividade e segurança, bem como contribui para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país”, afirmou a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, segundo o comunicado.
O contrato, que resulta na combinação de um contrato de afretamento e um contrato de serviço, prevê o compromisso mínimo de 30% de conteúdo local, sendo o contrato de serviço um montante de pelo menos 85%. Além disso, conforme informações da contratada, 850 empregos diretos e indiretos devem ser mantidos durante a vigência do contrato.
Fonte: Revista Brasil Energia