unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/09/21

Petrobras convoca empresas para operação do Terminal de GNL de Pecém

Navio no Terminal de Regaseificação de Pecém / Fontes: Arce (agência reguladora de serviços públicos delegados do Ceará)
Navio no Terminal de Regaseificação de Pecém / Fontes: Arce (agência reguladora de serviços públicos delegados do Ceará)

Petrobras deu início ao processo para retomada de operação do Terminal de Regaseificação de Pecém, no Ceará, via acesso de terceiros. Conforme publicado pelo PetróleoHoje, a estatal segue determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), instituída para coordenar a resposta à crise hídrica.

Na sexta-feira (17/9), a Petrobras publicou convocação para o processo de acesso excepcional ao terminal, cujas propostas devem ser apresentadas em 1º de outubro em sessão pública presencial. O contrato estará condicionado à não utilização do terminal pela Petrobras, que deve notificar a empresa vencedora com antecedência de 30 dias.

Segundo a convocação, o critério de julgamento será o menor prazo para a atracação de navio regaseificador (FSRU) no local, possibilitando o retorno do terminal. O FSRU de Pecém foi reposicionado pela Petrobras para o Terminal de Regaseificação da Bahia (TR-BA). De acordo com a estatal, essa seria uma forma de mitigar os impactos no fornecimento de gás devido à parada programada no gasoduto Rota 1 e na Plataforma de Mexilhão.

O processo está restrito a empresas brasileiras, em consórcio ou não, que comprovem possuir navio FSRU compatível com o Terminal de Pecém, armado e tripulado com equipe especializada, com as autorizações necessárias e seguros de operação. Os participantes poderão realizar a visita técnica entre 20 e 28 de setembro. A convocação e informações adicionais estão disponíveis no site da Petrobras.

No início de agosto, a Creg determinou que a Petrobras providenciasse a retomada de operação do terminal permitindo o acesso “ao primeiro agente que comprovar expertise técnica e der início à operação em menor prazo”.

A retomada do terminal está na pauta do MME desde pelo menos julho, quando acionou a ANP para que a agência chegasse a uma solução para colocar os três terminais de regaseificação de GNL da Petrobras em operação. Apenas o TR-BA e o Terminal da Baía de Guanabara estão em funcionamento.

No momento, a Petrobras está na etapa final do processo de arrendamento do TR-BA, previsto no TCC assinado com o Cade em 2019. A estatal informou na sexta-feira (17/9) que está aguardando o término do prazo de recursos, com a Excelerate Energy declarada a vencedora da licitação. Com o arrendamento do terminal na Bahia, o FSRU alocado retornará a Pecém.

O terminal de regaseificação de GNL no Ceará tem capacidade para transferir 7 milhões de m³/dia de gás natural para o gasoduto Gasfor, operado pela TAG, atendendo as termelétricas Termofortaleza, Termoceará e José de Alencar, localizadas no estado, e Termoaçu, no Rio Grande do Norte.

Fonte: Revista Brasil Energia