unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/11/10

Petrobras decide perfurar mais cinco poços no pré-sal de Santos

Declaração de comercialidade de Tupi sai até o final do ano.

Até dezembro, a Petrobras perfurará mais cinco poços na área do pré-sal da bacia de Santos, chegando a um total de 16 perfurados em 2010.

Segundo Almir Barbassa, diretor financeiro e de relações com investidores, além das oito sondas que operam na região, outras duas chegarão à área até o fim do ano.

O pré-sal da bacia de Santos já produz petróleo, por meio de dois poços do campo de Tupi, cuja declaração de comercialidade deve acontecer até o dia 31 de dezembro.

Após a declaração -um comunicado à ANP confirmando a intenção de produzir- a Petrobras poderá fazer a apropriação das reservas provadas da área.

Isso significa que as reservas -estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris por dia- passarão a ser somadas às reservas da companhia.

Em conference call ontem com analistas e investidores para falar sobre os resultados do terceiro trimestre, Eduardo Molinari, coordenador de exploração e produção, disse que não há previsão de a estatal modificar a previsão de potencial do campo.

A BG, sócia da Petrobras em blocos de Santos, reviu o potencial de Tupi de 8,1 bilhões para 10,8 bilhões de barris por dia. No dia 15 de janeiro, segundo Molinari, a Petrobras divulgará a atualização de suas reservas provadas para o ano de 2010.

Desde o fim de outubro, o navio-plataforma Cidade Angra dos Reis está produzindo cerca de 15 mil barris. A intenção é atingir 50 mil barris por dia em 2011 e chegar à capacidade máxima (100 mil barris por dia) em 2012.

Barbassa disse que, ainda neste ano, será instalado o Teste de Longa Duração (TLD) de Guará, com capacidade para produzir 30 mil barris por dia.

O TLD do chamado Tupi Nordeste está previsto para o terceiro trimestre de 2011.