A área de E&P da Petrobras irá indicar à diretoria, na reunião dessa quarta-feira (25/1), o afretamento de duas unidades de perfuração – SSV Catarina, da Petroserv, e Khamsin, da Pacific Drilling – e não mais de quatro sondas, na licitação de unidades de 1,2 mil m e 1,5 mil m de lâmina d’água.
Junto com a mudança, a área de E&P irá sugerir também consulta ao mercado para contratação de outras duas unidades para operação em 1,5 mil m.
A proposta original do relatório foi alterada porque Transocean e Dolphin não confirmaram a extensão da validade de suas propostas para as sondas GSF Explorer e Blackford Dolphin, respectivamente, depois que a aprovação na diretoria foi adiada para essa semana.
A nova proposta a ser submetida à aprovação da diretoria sugere uma negociação direta, sem processo de licitação formal, com foco à contratação de duas novas unidades para 2013.
Embora o processo de licitação fosse voltado para 1,2 mil m e 1,5 mil m, as sondas SSV Catarina e Khamsin serão contratadas para operar em lâmina d’água de 2,4 mil m e 3 mil m, respectivamente. A Petrobras não revela os preços obtidos após as negociações, adiantando apenas que os valores foram reduzidos. As taxas diárias originais variavam de US$ 350 mil a US$ 477 mil.
As sondas licitadas terão que estar disponíveis em dezembro de 2012.