
A Petrobras encontrou indícios de gás no bloco de Três Marias, no pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta, realizada no último dia 10, foi feita em lâmina d’água de 2.223 m. A perfuração do poço pioneiro foi realizada em outubro pela sonda Ocean Courage, da Diamond.
A área de Três Marias foi arrematada no 4ª Rodada de Partilha da ANP, realizada em 2018, pelo consórcio formado por Petrobras (30%), Chevron (30%) e Shell (40%). O bloco está em seu primeiro período exploratório, que vence em dezembro de 2025.
A Petrobras planeja a instalação de um FPSO em Três Marias, com início de operação a partir de novembro de 2028. A embarcação projetada para a área terá planta com capacidade para produzir 150 mil bpd, com 16 poços, sendo oito produtores e oito injetores (tipo WAG).
Conforme publicado pelo PetróleoHoje, a semissubmersível Ocean Courage também será responsável pela campanha na área de Dois Irmãos – que acabou sendo prorrogada para 2022, também em função da pandemia – e no Entorno de Sapinhoá, localizados no pré-sal de Campos e Santos, respectivamente.
Fonte: Revista Brasil Energia