unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/09/23

Petrobras devolverá campo da Bacia de Campos

Bacia de Campos (Créditos: Petrobras)

A diretoria da ANP aprovou a devolução antecipada do campo de Catuá, localizado na Bacia de Campos, de acordo com decisão em circuito deliberativo divulgada na sexta-feira (1). A área era operada pela Petrobras com 100% de participação.

Em 2016, a estatal comunicou à ANP que não havia mais interesse econômico no campo e, em 2021, solicitou aprovação para o desinvestimento, que foi concedido pela Superintendência de Desenvolvimento e Produção (SDP).

Segundo um ofício da ANP, dos quatro poços verticais perfurados, nenhum deles chegou a produzir, além de não terem sido completados para produção. Com isso, “não existem instalações a serem descomissionadas, uma vez que não foram lançadas quaisquer linhas de produção ou de transferência, tampouco foi posicionada alguma Unidade de Produção em Catuá”, completou.

Além disso, não ocorreu desenvolvimento do campo. Todas as atividades de descomissionamento (abandono dos poços) foram realizadas durante a fase de exploração.

O campo de Catuá pertence ao bloco exploratório BC-60, adquirido na Rodada Zero da ANP. Este campo foi descoberto pela Petrobras em 2003, tendo sua declaração de comercialidade aprovada três anos depois.

Fonte: Revista Brasil Energia