unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/07/24

Petrobras disponibiliza novas oportunidades por meio do Conexões para Inovação

A primeira oportunidade está relacionada à neutralização de colônia de coral-sol por fonte de calor embarcada em miniROV, enquanto a segunda diz sobre uma solução IIoT “batteryless” para monitoração de ativos industriais

Fonte: Reprodução Petrobras

A Petrobras divulgou, na sexta-feira (12), duas novas oportunidades no âmbito do programa Conexões para Inovação, sendo ambas no módulo “Aquisição de Soluções”.

A primeira oportunidade possui, como objetivo, desenvolver solução robótica para neutralização de colônias de coral-sol no casco de sondas de perfuração por meio da aplicação pontual e controlada de uma fonte de calor. Essa fonte pontual, por sua vez, deve estar embarcada em um miniROV (Remoted Operated Vehicle) de tal forma que nenhum mergulho humano seja necessário, segundo o site da Petrobras.

Já a segunda oportunidade possui, como finalidade, disponibilizar tecnologias de IIoT (sigla para Internet Industrial das Coisas) que façam a captação de energia dos ambientes (energy harvesting) para alimentar sensores e transmissores sem fio, dispensando a troca de baterias.

No módulo “Aquisição de Soluções”, a Petrobras busca empresas que apresentem soluções inovadoras validadas ou em fase de validação no mercado, com potencial para atender desafios selecionados da estatal.

“O processo envolve execução de testes em ambiente real de aplicação, de modo a avaliar o desempenho das soluções e agregação de valor ao negócio, além do atendimento aos nossos requisitos técnicos e de segurança, reduzindo riscos e incertezas e preparando nosso time interno e o mercado para o fornecimento pleno da tecnologia”, afirma a Petrobras.

As empresas com soluções validadas nos testes terão oportunidade de seguir para um contrato de fornecimento e implantação em escala, conforme demanda da Petrobras.

Conexões para Inovação

O programa Conexões para Inovação promove iniciativas para intensificar a integração da estatal com o ecossistema de inovação, em especial instituições de ciência e tecnologia, universidades, startups, empresas de diferentes setores e pesquisadores empreendedores, segundo o site da Petrobras.

Ele é dividido em sete módulos: Open Lab, Startups, Parcerias Tecnológicas, Transferência de Tecnologias, Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas e Residentes.

Fonte: Revista Brasil Energia