Warning: Use of undefined constant screen - assumed 'screen' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u953918772/domains/kincaid.com.br/public_html/wp-content/themes/kincaid/header.php on line 22

Warning: Use of undefined constant screen - assumed 'screen' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u953918772/domains/kincaid.com.br/public_html/wp-content/themes/kincaid/header.php on line 23

Warning: Use of undefined constant screen - assumed 'screen' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u953918772/domains/kincaid.com.br/public_html/wp-content/themes/kincaid/header.php on line 24
unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/11/24

Petrobras divulga duas oportunidades no âmbito do Conexões para Inovação

Uma das oportunidades está relacionada ao desenvolvimento de reforço estrutural em bocas de sino sem depender de mergulho humano (diverless) ou interrupção da produção

Foto: Divulgação Petrobras

A Petrobras divulgou, nesta segunda-feira (4), duas oportunidades no âmbito do programa Conexões para Inovação, sendo a primeira para o módulo “Aquisição de Soluções” e a segunda para o módulo “Encomendas Tecnológicas”.

A primeira oportunidade, chamada “Ferramenta digital para redução das emissões de GEE [gases de efeito estufa] através de otimização global de eficiência energética”, busca testar soluções digitais capazes de reduzir o consumo de combustível das unidades termogeradoras das FPSOs de forma a garantir uma otimização na disponibilidade energética e continuidade operacional com redução nas emissões dos GEEs.

Segundo o inventário da Petrobras de emissões de GEE, o SIGEA® (Sistema de Gestão de Emissões Atmosféricas da Petrobras), do último ano de 2023, cerca de 11,6 milhões de t de CO₂eq são oriundas da geração de energia no setor de exploração e produção (E&P) – ou seja, turbinas, o que equivale a 60% do GEE emitido no E&P.

A Petrobras afirma que conta com sistemas para acompanhar os processos de energia e produzir indicadores de emissões de GEE. “Entretanto, essas plataformas online não são capazes de utilizar os dados existentes para trazer uma visão da eficiência energética das plantas, propondo recomendações de otimização dos processos para haver melhoria contínua e redução da emissão de GEEs”, explicou a estatal, segundo o site do programa.

Já a segunda oportunidade está relacionada a um estudo sobre tecnologia de Reforço Estrutural Diverless. Segundo a Petrobras, nos últimos dois anos, inspeções identificaram um modo de falha nas bocas de sino modelo BNS300, com perda severa de espessura próxima ao topo do capacete, causada por abrasão/corrosão.

Como resultado desse mecanismo, bocas de sino mais antigas (com mais de 19 anos de operação) estão vulneráveis a falhas que afetam a resistência mecânica e podem levar à ruptura do enrijecedor de curvatura. A Petrobras busca desenvolver um reforço estrutural para restaurar essa resistência, capaz de absorver esforços laterais, sem depender de mergulho humano (diverless) ou interrupção da produção, com potencial aplicação em até 350 bocas de sino.

O público-alvo do módulo “Aquisição de Soluções” é composto por startups e demais empresas inovadoras de todos os portes, nacionais e internacionais, isoladamente ou em consórcio. Já o público-alvo do módulo “Encomendas Tecnológicas” são empresas ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com reconhecida capacitação tecnológica, histórico de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

O Conexões para Inovação é o programa de inovação aberta da Petrobras. Ele é dividido em sete módulos: Open Lab, Startups, Parcerias Tecnológicas, Transferência de Tecnologias, Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas e Residentes.

Fonte: Revista Brasil Energia