A primeira oportunidade diz sobre tecnologias de detecção e reparo de vazamentos em sistemas de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning), enquanto a segunda está relacionada ao processo de obtenção de combustíveis a partir de biomassa em craqueamento catalítico fluido

A Petrobras divulgou, na segunda-feira (5), mais duas oportunidades no âmbito do programa Conexões para Inovação.
A primeira, do módulo “Aquisição de Soluções”, tem como objetivo disponibilizar tecnologias de detecção e reparo de vazamentos de dutos de ar de sistemas de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) com baixa necessidade de intervenção, possibilitando o reparo em dutos com difícil acesso.
De acordo com a Petrobras, o uso dessa tecnologia permitirá a redução do tempo dos reparos, possibilitando a redução das perdas de ar-condicionado e aumento da eficiência energética de sistemas de HVAC.
Já a segunda oportunidade, do módulo “Transferência de Tecnologias”, é uma oferta pública para processo de obtenção de combustíveis a partir de biomassa em craqueamento catalítico fluido.
Trata-se de um processo para obtenção de combustíveis a partir de biomassa que compreende introduzir o catalisador na base de uma seção de craqueamento, na qual o catalisador, em elevada temperatura, entra em contato com uma corrente gasosa de hidrocarbonetos leves rica em hidrogênio.
Desta forma, as correntes de catalisador e de hidrocarbonetos entram, em seguida, em contato com uma corrente líquida lignocelulósica na mesma seção de craqueamento, originando a mistura reacional que, logo após, entra em contato com a corrente principal contendo a carga fóssil tradicional de FCC em uma segunda seção de craqueamento.
A oferta pública é destinada a sociedades empresariais ou consórcios de empresas que tenham interesse em produzir e comercializar os produtos ou serviços referentes a este ativo intelectual. Os interessados deverão enviar um e-mail para licenciatec@petrobras.com.br.
Conexões para Inovação
O programa Conexões para Inovação promove iniciativas para intensificar a integração da estatal com o ecossistema de inovação, em especial instituições de ciência e tecnologia, universidades, startups, empresas de diferentes setores e pesquisadores empreendedores, segundo o site da Petrobras.
Ele é dividido em sete módulos: Open Lab, Startups, Parcerias Tecnológicas, Transferência de Tecnologias, Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas e Residentes.
Fonte: Revista Brasil Energia