unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/09/12

Petrobras e Pemex podem fazer aliança

A presidenta Dilma Rousseff e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, devem se encontrar para debater sobre as questões políticas e sociais dos países nos próximos anos. No encontro, os presidentes também irão discutir sobre uma futura aproximação entre a Petrobras e a Pemex, visando aumentar a produção petrolífera de ambos.

Nesta semana, o presidente do México, Enrique Enrique Peña Nieto, anunciou que vira ao Brasil no próximo dia 20 de setembro. De acordo com o governo brasileiro, a compra de equipamentos e a busca por melhores condições de preços e prazos podem ser ações trabalhadas em conjunto pelas empresas.

O antecessor de Peña Nieto, o ex-presidente mexicano, Felipe Calderón, já tinha demonstrado interesse em um acordo com a Petrobras. A Pemex, nos últimos anos, vem enfrentado dificuldades com a queda da produção e o encolhimento das reservas de petróleo. Pena Nieto, venceu as eleições com o comprometimento de trazer maior liberdade de atuação para a empresa com as operadoras (petróleo) privadas.

Produção de barris

Em julho deste ano, o presidente-executivo da Pemex, Juan José Suárez Coppel, garantiu que a empresa tinha alguns poços que entrariam em produção a partir do segundo semestre, com o objetivo de elevar a sua atual produção. A quarta maior produtora de petróleo do mundo pretende elevar sua produção ainda em 2012 superando os números de 2011, que foram de 2,55 milhões de barris por dia.

A Pemex espera aumentar a sua produção para 3 milhões de barris por dia, a partir de 2017. Para dobrar a sua produção, a petrolífera precisará de investimentos equivalentes a US$ 20 bilhões anuais.