Companhias assinaram acordo para testar e monitorar uma nova tecnologia de atuação elétrica, que será instalada em uma árvore de natal molhada (ANM) no pré-sal

A Petrobras e a TechnipFMC assinaram um “Test and Evaluation Agreement” (Acordo de Teste e Avaliação, em tradução livre) para uma nova tecnologia de atuação elétrica, que será instalada em uma árvore de natal molhada (ANM) no pré-sal, segundo informações divulgadas pela TechnipFMC, e por Flávio Bretanha, Head da Área de Subsea da Petrobras. A atuação elétrica é a aplicação de energia elétrica em um equipamento ou sistema.
Segundo a TechnipFMC, o projeto-piloto acelera o desenvolvimento da tecnologia de eletrificação submarina na jornada em direção a um campo totalmente elétrico. A expectativa é que a tecnologia seja integrada a uma ANM que será instalada em 2026. “Após a campanha de testes, os atuadores elétricos estarão aptos para serem integrados às ANMs nas unidades da TechnipFMC no Brasil”, informou Bretanha em publicação.
A nova tecnologia fará parte do TechnipFMC eSolutions™, portfólio de sistemas submarinos elétricos da TechnipFMC. “Esta nova adição à família eSolution™ desbloqueia a capacidade de eletrificar sua árvore em qualquer ponto da cadeia de valor – durante sua fabricação, vida útil do campo ou recondicionamento (…) Por meio deste projeto-piloto, as empresas demonstram seu compromisso em avançar e escalonar a eletrificação de campos submarinos”, explicou a companhia em comunicado.
Fonte: Revista Brasil Energia