unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/03/25

Petrobras eleva conteúdo local a 60% em bid de dutos flexíveis

A concorrência para a contratação de 206,4 km de equipamentos e serviços prevê uma exigência de aquisições locais superior à que a estatal vem adotando nas últimas licitações. O maior percentual é para o serviço de logística, supervisão e montagem

Plataforma em operação no campo de Tupi, no pré-sal (Foto: Divulgação/Petrobras)

A Petrobras definiu em 60% para serviços e 56% para bens o conteúdo local em licitação para adquirir 206,4 km de dutos flexíveis. As alíquotas superam as que a petrolífera vem adotando em suas últimas licitações. Para o FPSO Sépia II e a plataforma P-86, dois grandes projetos que estão com concorrência aberta, por exemplo, as exigências de aquisição interna são de 30% e 20%, respectivamente.  

O conteúdo local de 56% vale para a aquisição dos dutos e equipamentos que vão ser instalados nos campos de Atapu, Berbigão, Búzios, Sapinhoá, Sépia e Tupi. O material vai ser usado também no projeto integrado de desenvolvimento de Jubarte e num programa de substituição de PLEMs (Pipeline End Manifold). 

Além da aquisição dos bens, a concorrência prevê a contratação, sob o regime de empreitada, dos serviços de logística, carregamento e transporte de bobinas e materiais, assistência técnica, supervisão e montagem. O conteúdo local de 60% vale para a logística, supervisão e montagem.    

A licitação é dividida em três lotes, de fornecimento de 71,5 km, 96,5 km e 38,4 km de dutos flexíveis. O prazo de vigência do contrato é de três anos, podendo ser prorrogado para cinco anos por aditivo. O edital foi lançado ontem, 26, e a previsão é de abertura das propostas no dia 14 de abril.

Fonte: Revista Brasil Energia