unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/11/25

Petrobras estuda construção de terminal marítimo no Amapá

De acordo com o governo do Amapá, além da Petrobras, a Transpetro avalia a construção de uma base logística no estado. O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), se encontrou com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante a OTC Brasil 2025

O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard (Foto: Max Renê/GEA)

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou, em encontro com o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), na quarta-feira (29), o início dos estudos para definir o local onde será instalada a infraestrutura logística da companhia no estado, voltada a apoiar as futuras operações de produção de petróleo em águas profundas na costa do Amapá.

De acordo com o comunicado do governo do Amapá, divulgado na quinta-feira (30), os estudos avaliarão as condições técnicas e ambientais para a implantação de um terminal marítimo e outras estruturas de apoio às operações offshore, como píeres para embarcações e infraestruturas de armazenagem.

“Se confirmada a presença de petróleo em escala comercial, nós vamos poder instalar um terminal marítimo no estado do Amapá, destinado a receber a produção de petróleo e a apoiar toda essa atividade que se dá em alto-mar. Estamos também estudando a instalação de píeres para embarcações e infraestruturas de armazenagem. Enxergamos alto potencial para essas atividades e acreditamos que, em março, teremos notícias promissoras a esse respeito”, disse Chambriard, segundo o comunicado.

O anúncio da Petrobras foi acompanhado pela sinalização da Transpetro, que estuda a construção de uma base logística no Amapá para dar suporte às operações de transporte e logística de petróleo, derivados, gás e biocombustíveis. A declaração da Transpetro foi feita ao governador durante a OTC Brasil 2025, realizada entre os dias 28 e 30 de outubro no Rio de Janeiro (RJ).

“É mais uma grande vitória que conquistamos juntos para o Amapá. Esse anúncio indica a possibilidade de termos ainda outra base no estado, que vai agregar empresas de infraestrutura e logística para o aproveitamento da produção offshore”, afirmou Luís, segundo o comunicado.

Além de participar da abertura da OTC Brasil 2025, o governador do Amapá também apresentou, no estande institucional da gestão na feira, os incentivos fiscais (como o Repetro e a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, com isenção tributária nas aquisições feitas em outras UFs) e as potencialidades do estado, e convidou as empresas a investirem na região.

Fonte: Revista Brasil Energia