A Petrobras deve solicitar à ANP pedido de waiver integral para o FPSO de Búzios 5, programado para ser instalado na área da cessão onerosa, em 2020. A informação foi antecipada pela diretora de E&P da petroleira, Solange Guedes, que explicou que a opção pelo recurso vem sendo analisada internamente, a exemplo da estratégia adotada em Libra e em Sépia.
A Petrobras planeja lançar o edital para o afretamento do novo FPSO Búzios até o fim do ano. A unidade será instalada na fase 5 do projeto de desenvolvimento e terá capacidade instalada para produzir 150 mil b/d. Solange evitou falar sobre prazos ou decisões finais, mas fontes da petroleira dão como certo o novo pedido de waiver.
Ela ressaltou que os pedidos para Libra e Sépia são fundamentais para a Petrobras. “A questão de Libra e Sépia precisa ser definida. A não regulamentação dos waivers atrapalha um pouco a velocidade dos negócios da Petrobras”, afirma a executiva.
Os pedidos de waiver para Libra e Sépia foram protocolados junto à ANP no fim de agosto. A área técnica do órgão regulador já solicitou esclarecimentos à Petrobras. Fontes da agência apostam na liberação do waiver, mas consideram pequenas as chances de a isenção de conteúdo nacional ser integral.
Além das unidades de Libra, Sépia e Búzios, a Petrobras irá licitar um novo FPSO para Marlim, mas o contrato de concessão do campo não prevê exigência de contéudo nacional.