unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/05/25

Petrobras executa 1ª operação submarina 100% remota nas Américas

A atividade foi realizada em parceria com a Fugro no campo de Garoupa, na Bacia de Campos, por meio da plataforma não tripulada (USV) Fugro Vaquita

Fugro Vaquita (Foto: Divulgação Fugro)

A Petrobras realizou, em parceria com a Fugro, a primeira operação submarina 100% remota nas Américas, informou a companhia em publicação divulgada na segunda-feira (5). O Fugro Vaquita, uma plataforma não tripulada (USV) que lança e opera um ROVe (veículo elétrico operado remotamente), executou sua primeira inspeção no campo de Garoupa, na Bacia de Campos, há cerca de um mês.

Tanto o USV quanto o ROVe foram controlados a partir do Centro de Operações Remotas (Roc) da Fugro em Rio das Ostras (RJ), sem a necessidade de uma tripulação embarcada. O ROV possibilita a realização de inspeções submarinas e pequenas intervenções em dutos e equipamentos instalados.

Por ser um veículo não tripulado (people on board zero), o USV elimina a exposição de pessoas a riscos operacionais em alto-mar, contribuindo para a saúde e para a segurança ocupacional. Em outra frente, sua operação remota permite a inclusão de profissionais com restrições físicas, ampliando a diversidade e a acessibilidade no ambiente de trabalho offshore.

Outro ganho significativo está na redução do impacto ambiental. O ROV operado pelo USV é 100% elétrico, eliminando as chances de vazamento de fluidos hidráulicos comuns em ROVs convencionais. Além disso, o uso do USV minimiza os riscos ocupacionais e possibilita uma redução de 93% nas emissões de gases de efeito estufa, em comparação a um RSV (ROV Support Vessel) convencional.

A campanha piloto do USV Fugro Vaquita tem duração prevista de 9 meses. Ao final desse período, os ganhos e a competitividade desse modelo operacional serão avaliados mais concretamente pela Petrobras diante de modelos tradicionais de uso de embarcação tripulada.

Fonte: Revista Brasil Energia