unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/01/26

Petrobras fecha contrato com Vale para fornecimento de Diesel S10

Acordo também prevê o desenvolvimento de negócios em baixo carbono, como a possibilidade de compra e venda de Diesel R, com com conteúdo renovável, e possíveis trstativas para o fornecimento de Óleo Vegetal Hidratado (HVO)

Abastecimento de diesel na Vale (Foto: Judeu Marc/ Divulgação Vale)

A Petrobras e a Vale assinaram contrato para fornecimento de diesel em operações da mineradora em Minas Gerais. O acordo envolve o suprimento de diesel S10, com baixo teor de enxofre, produzido com a adição da parcela obrigatória de biodiesel, atualmente em 15%. O acordo também prevê oportunidades de desenvolvimento de negócios em baixo carbono, como a possibilidade de compra e venda de Diesel R (diesel com conteúdo renovável) e possíveis tratativas para o fornecimento de Óleo Vegetal Hidratado (HVO).
 
Segundo comunicado divulgado pela Petrobras na segunda-feira (5), as duas empresas vêm colaborando em parcerias de negócios para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono. Em 2024, foi estabelecido acordo para cooperação, incluindo os testes de Diesel R5 (5% de conteúdo renovável, além dos 15% obrigatórios de biodiesel) e de bunker com 24% de parcela renovável.
 
A parceria comercial com a Vale, segundo a Petrobras, faz parte da estratégia da Petrobras de aproximação com os consumidores finais de seus produtos. No comunicado, a presidente da empresa, Magda Chambriard, afirmou que “estabelecer esse contato direto permite à companhia conhecer melhor as necessidades dos consumidores e ser mais assertiva na construção de soluções que gerem valor para clientes e sociedade. Ao oferecer combustíveis de alto desempenho e, também, capazes de colaborar com as metas de descarbonização das empresas, a Petrobras aperfeiçoa sua estrutura logística e capacidade de produzir para clientes de relevância internacional”.

O Diesel S10 tem teor máximo de enxofre de 10 partes por milhão e, segundo  Petrobras, é um derivado estratégico para a companhia e para o país, por ser menos poluente e ter baixo impacto ambiental. 

Fonte: Revista Brasil Energia