unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/10/25

Petrobras fecha contrato para venda de 6 milhões de barris de óleo para Índia

Com o contrato da HPCL, a petrolífera passa a fornecer petróleo para os três principais refinadores estatais indianos – BPCL, para venda de 6 milhões de barris por um ano, e a IOC, com 20 milhões de barris exportados nos últimos dois anos

Claudio Schlosser, diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercado da Petrobras (Foto: Divulgação Petrobras)

A Petrobras fechou contrato para venda de 6 milhões de barris de petróleo para a refinaria estatal indiana Hindustan Petroleum Corporation (HPCL) pelo prazo de um ano. O negócio foi firmado na Índia, na quinta-feira (16), durante missão oficial a Nova Delhi do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em comitiva brasileira que inclui executivos da Petrobras e de outras empresas brasileiras.

Segundo comunicado divulgado pela Petrobras na sexta-feira (17), com o novo contrato, a petrolífera passa a fornecer petróleo para os três principais refinadores estatais indianos. Em fevereiro deste ano, firmou acordo de venda com a Bharat Petroleum Corporation (BPCL), também para volumes de entrega de até 6 milhões de barris no período de um ano. A Petrobras também possui acordo comercial com a Indian Oil Corporation (IOC), a maior refinadora estatal da Índia, no qual já foram exportados para o país mais de 20 milhões de barris de petróleo nos últimos dois anos.
 
“A Índia é, indiscutivelmente, um dos principais propulsores da economia global no presente e, será ainda mais, no futuro próximo. É um mercado extremamente relevante para os fluxos internacionais de petróleo, dado seu robusto crescimento econômico e populacional, associado à sua capacidade de refino de mais de cinco milhões de barris por dia e disponibilidade de produção local de pouco mais do que 10% de suas necessidades”, detalha o Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser. 

As relações comerciais da Petrobras com a Índia estiveram concentradas por anos nos refinadores privados, sendo a Reliance Industries Limited (RIL) um parceiro atual ainda relevante. Ultimamente, a companhia tem se voltado para os refinadores estatais, que consomem óleos médios, mais adequados ao perfil das exportações da companhia.

Segundo Schlosser, o incremento da participação da Petrobras no suprimento de petróleo para a Índia é fruto dos constantes esforços e desenvolvimento de mercados desempenhados pelos escritórios comerciais da empresa em Singapura, Rotterdam e Houston, coordenados pelo escritório central no Rio de Janeiro..
 
Segundo a Petrobras no comunicado, a companhia tem presença global e está constantemente avaliando todos os mercados na busca da melhor colocação do volume de petróleo exportado e negocia os barris nas modalidades contratual e spot.
 
Além da Índia, a companhia vem aumentando as exportações de diferentes qualidades de petróleo para a Coréia do Sul, Singapura, Tailândia e, mais significativamente, para o mercado europeu. No mercado de derivados, África, Américas e Ásia têm ganhado relevância. A estatal informou ainda que além do petróleo, a Petrobras comercializa internacionalmente mais de dez diferentes produtos derivados de petróleo.

Fonte: Brasil Energia