
A Sapura Energy garantiu contratos no valor de US$ 1,8 bilhão com a Petrobras para seis navios multifuncionais de apoio à colocação de tubos (PLSVs).
As entidades de joint venture da Sapura Energy, Seabras Sapura Holding e Seabras Sapura Participações, receberam os contratos como parte de um processo de licitação competitiva para a Petrobras.
O escopo do trabalho inclui a prestação de serviços de engenharia submarina, instalação e outros serviços utilizando os PLSVs em águas brasileiras.
As embarcações estão preparadas para realizar todas as operações necessárias à instalação de tubos flexíveis, umbilicais eletro-hidráulicos e cabos de energia, novos ou usados, como carga, descarga, assentamento, ligação entre vãos, ligação vertical (primeira e segunda extremidade) em submarino equipamentos, instalação de equipamentos submarinos e testes hidrostáticos, em lâmina d’água máxima de 3.000 metros.
Os contratos foram oferecidos às joint ventures Seagems Solutions, Sapura Diamante, Sapura Topazio, Sapura Jade, Sapura Onix e Sapura Rubi nas quais a Sapura Energy detém 50% de participação acionária por meio de sua subsidiária Sapura Offshore.
Os contratos têm duração de três anos, com início em diferentes datas de mobilização, sendo que o contrato de maior duração vai até 2028.
A empresa malaia observou que se espera que os contratos contribuam positivamente para os seus lucros no exercício financeiro encerrado em 31 de janeiro de 2025 e nos anos subsequentes.
Este lote de contratos surge pouco depois de a Sapura Energy ter anunciado que tinha sido nomeada para a prestação de serviços subaquáticos para o grupo de empresas Petronas e empreiteiros de arranjos petrolíferos.
Nomeadamente, no mês passado, a Sapura Subsea Services obteve um contrato para a prestação de serviços subaquáticos da Pan Malaysia para Sarawak Shell e Sabah Shell Petroleum Company , bem como para PTTEP Sabah Oil Limited para o Pacote B1 – Sabah (Deepwater) e PTTEP Sarawak Oil Limited para Pacote C1 – Sarawak.
Fonte: Revista Digital Gás Brasil