
A Petrobras assinou um aditivo ao convênio, celebrado no início do ano com a prefeitura de Oiapoque (AP), para a realização de melhorias na infraestrutura do Aeródromo do município. A parceria, que se estende até maio de 2023, propõe a adequação do local à exigência dos órgãos reguladores, visando utilizar o espaço como apoio offshore às operações de exploração de petróleo na Margem Equatorial.
O aditivo estabelece que a estatal vai providenciar treinamento para os empregados da prefeitura que vão operar o aeroporto, assim como o compromisso da Petrobras de deixar, como benfeitoria de caráter definitivo, a infraestrutura necessária para a reativação do fornecimento de energia elétrica pela concessionária local.
O município, por sua vez, será responsável pelo cumprimento de todas as condicionantes necessárias à manutenção da licença de operação do aeródromo. O aeroporto de Oiapoque está localizado no 4º maior município do Amapá, na cidade de Oiapoque, que faz divisa entre o Brasil e a Guiana Francesa.
A Petrobras planeja investir US$ 2 bilhões na exploração da Margem Equatorial, conforme descrito em seu Plano Estratégico 2022-2026. Para o quarto trimestre deste ano, a estatal pretende realizar um simulado em Amapá Águas Profundas, para testar toda a infraestrutura logística e de segurança da companhia, o que permitirá o início da perfuração do primeiro poço exploratório ainda em 2022.
Fonte: Brasil Energia