unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/09/24

Petrobras, Galp e Acelen vencem leilão spot da PPSA

As companhias foram as vencedoras do processo de venda para comercializar três cargas de petróleo da União que totalizam 1,5 milhão de barris

FPSO Carioca (Foto: Divulgação Modec)

A Petrobras, a Galp e a Acelen (que opera a Refinaria de Mataripe, na Bahia) foram as vencedoras do processo de venda spot promovido pela PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A) na quarta-feira (18), para comercializar três cargas de petróleo da União dos campos de Sépia, Atapu e Itapu, respectivamente, com volume total de 1,5 milhão de barris. O processo contou também com a participação da PetroChina e da Shell.

A primeira carga a ser leiloada foi a de Sépia, com 500 mil barris, cujo processo foi vencido pela Petrobras. Desde 2022, outras três cargas de Sépia já foram comercializadas para Galp, Petrobras e CNOOC, respectivamente. 

A segunda carga leiloada foi a de Atapu, com 500 mil barris, cuja vencedora foi a Galp. Desde 2022, outras três cargas de Atapu já foram comercializadas para Galp, Equinor e Acelen (Refinaria de Mataripe), respectivamente.

A última carga leiloada foi a de Itapu, com 500 mil barris, cujo processo foi vencido pela Acelen. Esta foi a primeira vez que o petróleo da União do campo de Itapu foi comercializado.

As ofertas de preço foram abertas em tempo real em reunião realizada com a participação de representantes de todas as empresas. A PPSA divulgará, em seu site, o preço de venda das cargas 15 dias após os carregamentos.

O contrato de partilha de produção do campo de Sépia é operado pela Petrobras (30%) em consórcio com a TotalEnergies (28%), Petronas (21%) e QP Brasil (21%).

Já o contrato de Atapu é operado pela Petrobras (52,5%) em parceria com a Shell Brasil (25%) e TotalEnergies (22,5%).

Por fim, o contrato de Itapu é operado pela Petrobras com 100% de participação. Todas as áreas estão localizadas na Bacia de Santos.

Fonte: Revista Brasil Energia