unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/01/11

Petrobras incorpora pré-sal às reservas provadas em 2010

Cada vez mais o pré-sal vem mostrando sua importância para o país e para o desenvolvimento dos negócios da Petrobras.

Em 2010, pela primeira vez, a estatal incorporou ao seu balanço de reservas provadas a produção retirada da camada de sal localizada em águas ultraprofundas do litoral brasileiro. Conforme comunicado ao mercado, a companhia apropriou 1,281 bilhão de barris de óleo equivalente (boe) provenientes do pré-sal.

Nessa conta, 1,071 bilhão de boe vieram do pré-sal da Bacia de Santos e 0,210 bilhão de boe da mesma camada, porém da Bacia do Campos. Em 2009, a Petrobras incorporou apenas 182 milhões de barris de óleo equivalente da região pré-sal. O balanço da estatal segue dois critérios diferentes para comprovação das reservas: o da Society of Petroleum Engineers – SPE (mesmo da ANP) e o da Securities and Exchange Commission – SEC.

De acordo com as normas da SPE, a Petrobras fechou 2010 com 15,283 bilhões de barris de óleo equivalente, registrando alta de 7,5% em relação a 2009. A relação reservas/produção ficou em 18,4 anos pelo mesmo critério. “O aumento das reservas Petrobras se deve à incorporação das novas áreas descobertas do Pré-Sal da Bacia de Santos e de Campos, a novas descobertas nas demais Bacias e a projetos implantados nos campos maduros nas Bacias do Brasil e do exterior”, diz o documento da estatal.

Com relação ao segundo critério utilizado, da SEC – mais rígido e diferente da SPE em termos de preço de valoração do petróleo e prazo de concessão – a Petrobras atingiu 12,748 bilhões de barris de óleo e gás, um aumento de 5% em relação a 2009. Nesse regime, as apropriações relativas ao pré-sal também mudam de valores: 800 milhões de barris de Lula e Cernambi (Bacia de Santos) e 100 milhões de barris do pré-sal da Bacia de Campos.

Reservas internacionais

Para totalizar as reservas fora do país, a Petrobras seguiu o mesmo padrão das estatísticas nacionais. Segundo a SPE, a estatal atingiu 0,703 bilhão de barris de óleo equivalente (boe), representando um acréscimo de 1,0%, em relação a 2009. “As principais incorporações de reservas ocorreram no Bloco 57 no Peru e nos projetos de Saint Malo e Cascade, ambos em águas profundas do Golfo do México”, afirma o relatório. Já pelo critério SEC, foram registrados 0,610 bilhão de barris de óleo equivalente em reservas no ano passado.