unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/03/22

Petrobras inicia licenciamento de robô para inspeção submarina


Foto: Agência Petrobras

Petrobras deu início ao processo de licenciamento do robô AURI (sigla para Autonomous Underwater Riser Inspection), tecnologia patenteada e desenvolvida pela Petrobras em parceria com a PUC-Rio, informou a estatal em comunicado na última quinta-feira (17/3).

Equipado com câmeras de alta resolução e operado remotamente, o AURI é capaz de identificar necessidades de manutenção nos dutos flexíveis que transportam o petróleo das instalações submarinas às plataformas de produção. O robô – instalado na parte externa do duto, com o apoio de um ROV – executa parte das tarefas de inspeção e toda a limpeza, sendo operado, a partir da embarcação, por um profissional especializado.

Os testes foram realizados na plataforma P-43, que opera nos campos de Barracuda e Caratinga, na Bacia de Campos. A operação bem-sucedida comprovou a eficácia do novo robô, permitindo a implantação e o início do processo de licenciamento da tecnologia, que deve ser concluído até o fim do ano.

Entre as vantagens do uso de um robô para essas operações, estão: poder chegar bem perto do casco da plataforma, considerado um local de difícil acesso; poder operar em profundidades de água maiores que 30 m, onde o tempo do mergulhador é reduzido; e poder ser usado em condições meteorológicas adversas.

“Há novos desenvolvimentos para ampliação das funcionalidades do AURI, que irão agregar ainda mais valor à ferramenta e ampliar as possibilidades de ganhos e avanços para a indústria do petróleo”, destacou o diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Juliano Dantas, em comunicado.

Segundo a Petrobras, já existem empresas prestadores de serviço interessadas no robô. “Elas aguardam o término do licenciamento – o processo de autorização para uso comercial – para ter acesso à tecnologia”, completou a companhia.

Fonte: Revista Brasil Energia