unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/03/23

Petrobras iniciará parada programada de 60 dias na RPBC

Parque de tanques da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) (Créditos: André Motta de Souza / Agência Petrobras)

Petrobras iniciará, na sexta-feira (10), a maior parada programada para manutenção da história da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), localizada em Cubatão (SP), com duração de 60 dias e investimentos que totalizam R$ 720 milhões, informou a estatal em comunicado nesta quinta-feira (9). A parada terá, como objetivo, manter a integridade dos equipamentos e implementar projetos de melhoria operacional e de segurança, melhorando o desempenho global da refinaria em linha com o Plano Estratégico da Petrobras.

Os principais serviços acontecerão nas unidades de Destilação Atmosférica (UC), Destilação a Vácuo (UVC), Hidrotratamento de Diesel (HDT-2), Geradora de Hidrogênio (UGH-2), Coque 2, Hidrodessulfurização (HDS), Craqueamento Catalítico Fluído (UFCC) e Tocha 5 da refinaria. Segundo a companhia, não haverá qualquer risco de desabastecimento do mercado no período de execução da parada programada.

A RPBC possui capacidade instalada de 178 mil bpd, e seus principais produtos são a gasolina, o diesel automotivo e o marítimo, o GLP, o bunker e a gasolina de aviação (GAV). A maior parte dos produtos destina-se à capital paulista. Há, ainda, uma parcela para Baixada Santista e para as regiões Norte, Nordeste e Sul.

Conforme publicado pelo PetróleoHoje, a Petrobras pretende instalar uma planta dedicada ao biorrefino na RPBC, devido a proximidade ao mercado consumidor e à maior integração com o parque de refino nacional. Além disso, a companhia também vai começar produzir no segundo semestre, na refinaria, o diesel HVO (óleo vegetal hidratado, na sigla em inglês), considerado uma espécie de diesel verde.

Fonte: Revista Brasil Energia