unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/06/16

Petrobras já recebeu três ofertas por fatia da BR Distribuidora

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que a estatal já recebeu três propostas de compra de participação na BR Distribuidora. Em entrevista à jornalista Miriam Leitão, no canal de TV por assinatura GloboNews, Parente contou que as ofertas serão analisadas, especialmente se os valores são satisfatórios, mas não contou quais foram as empresas que apresentaram as ofertas, há três dias, segundo o executivo. “Temos que ver se essas ofertas estão valorizando adequadamente esses ativos”.

Questionado se a Petrobras colocará à venda participação majoritária na BR, Parente disse ainda que essa é uma questão tida como importante na companhia, cuja discussão baseia-se sobre “o valor que pode ser gerado para a empresa”. De acordo com ele, a empresa precisa preservar os objetivos estrategicos das operações colocadas à venda frente ao melhor resultado do negócio.

Além da BR Distribuidora, a Petrobras deu início nesta semana a negociações para a venda da Liquigás, engarrafadora e distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP, conhecido popularmente como gás de cozinha) e já está em conversas para a venda de dois terminais de gás natural liquefeito (GNL), um no Rio de Janeiro e outro no Ceará, bem como suas térmicas associadas.

A venda da BR Distribuidora, que possui cerca de 7.500 postos de combustíveis no Brasil e é responsável pela produção do óleo lubrificante Lubrax, para automóveis, é parte do processo de venda de ativos para reduzir o elevado endividamento da companhia, na casa de meio trilhão de reais.

Inicialmente, o plano da Petrobras, ainda na gestão de Aldemir Bendine, era de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas a medida não foi colocada em prática devido às condições adversas do mercado financeiro.

Inclusive, a decisão de abertura de capital foi motivo de divergência entre Bendine e o então presidente do conselho de administração da estatal, Murilo Ferreira, que preferia uma arrumação na casa antes do processo. Sem o IPO, a empresa se voltou à busca de um sócio estratégico. Há alguns meses, analistas da UBS Securities avaliaram a BR Distribuidora em US$ 10 bilhões.

Os principais concorrentes da BR Distribuidora são a Raízen, joint-venture entre a Shell e a Cosan e a Ipiranga, do grupo Ultrapar — que adquiriu nesta semana a distribuidora Ale, por R$ 2,2 bilhões.