unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/05/21

Petrobras lança bid para duas sondas

A Laguna Star é uma das sondas da Constellation contratadas pela Petrobras/ Divulgação

A Petrobras irá afretar duas sondas para 2022, além de pelo menos outras três já em processo de licitação. A petroleira lançou novo bid para contratação de uma ou mais sonda de 2,4 mil m de lâmina d’água para operação com dedicação exclusiva ao projeto do BM-S-11, localizado na Bacia de Santos.

A contratação das novas sondas visa substituir os contratos de afretamento dos navios-sonda da Constellation Laguna Star e Amaralina Star, que vencerão em outubro de 2021 e abril de 2022, respectivamente. As duas unidades foram contratadas em 2019 e 2020, operando desde então em regime de dedicação exclusiva ao BM-S-11.

O processo de contratação foi lançado na última semana de abril, com entrega de propostas marcada para o dia 11 de maio. É dado como certo que o prazo seja prorrogado pela Petrobras.

As sondas afretadas no bid terão que estar disponíveis para entrar em operação entre janeiro e abril de 2022. O contrato de afretamento será de três anos.

O projeto do BM-S-11 é considerado um dos ativos mais importantes do cluster de Santos, ao lado de Búzios. Os trabalhos exploratórios na região confirmaram importantes descobertas como Tupi, Sururu e Berbigão.

A Petrobras lidera o consórcio do BM-S-11, ao lado da Shell, Total e Petrogal.

Fonte: Revista Brasil Energia