
A Petrobras lançou nesta semana (06/02) edital para revitalização da Refinaria de Paulínia (Replan), com previsão de encerramento para envio de propostas no dia 29 deste mês. A petroleira está contratando serviços para obras nas instalações civis e prediais da unidade, em meio a sua estratégia de aumento de capacidade e modernização das refinarias.
A Replan, que recentemente passou por processo de expansão, está entre as cinco refinarias da Petrobras que terão aumento da capacidade de produção de diesel e também consta entre as unidades que receberão investimentos para novas instalações de biorrefino.
A empresa quer ampliar em 225 mil barris diários a capacidade de produção de combustíveis do seu parque de refino. Mas novas plantas são previstas apenas para biorrefino e fertilizantes.
A Petrobras prevê investir US$ 1,5 bi em biorrefino nos próximos cinco anos, na Replan e em outras três refinarias – Repar (PR), RPBC (SP) e Reduc (RJ).
Na ocasião do lançamento do plano estratégico, o presidente Jean Paul Prates afirmou que a companhia vai continuar otimizando a capacidade instalada com modernizações e aumentos de eficiência. “Não vamos construir novas refinarias”.
Veja o que consta no edital da Replan
Para a licitação que acaba de ser aberta, a Petrobras vai contratar: terraplenagem; estruturas de concreto armado; contenções; drenagem; pintura; impermeabilização; instalações hidráulicas; sanitárias; esquadrias; vidros; revestimentos; recuperação de estruturas de concreto; serviços técnicos especializados de construção civil; serviços de Manutenção de Refrigeração; equipamentos de apoio; serviço de movimentação de cargas; serviços estruturas metálicas; sistema de aquecimento solar; montagem de tubulações; serviços de instalação de tubulação industrial de PVC, CPVC e PP e outros materiais não metálicos, entre outros serviços.
Também constam, entre os serviços requisitados pela Petrobras para a revitalização da Replan, a elaboração e aprovação de projeto para sistema de energia solar e instalação, assim como a instalação de para-raios.
Consta do edital, ainda, a requisição de serviços mais específicos como demolição e aplicação de tijolos isolantes e refratários, contrafogo (fireproofing), concreto isolante e fibra cerâmica; usinagem e fabricação de componentes e/ou peças; soldagem, serviços de montagem ou desmontagem de dutos; estruturas metálicas, equipamentos estáticos, peças e componentes de caldeiraria em geral; trilhos.
Na parte elétrica, a Petrobras está contratando instalação de transformador; instalação ou remoção de painel elétrico; instalação ou remoção de no-break; retificador ou carregador de baterias; componentes em painel elétrico; remoção e instalação de eletrodutos aparentes e subterrâneos; serviço de lançamento de cabo e multicabo elétrica,
O regime de execução da licitação é de empreitada por preço unitário. O edital está disponível no Portal de Compras Eletrônicas Petronect.
Para comprovar a exequibilidade da proposta, o proponente deverá apresentar justificativas e documentos que comprovem a viabilidade e a compatibilidade dos valores ofertados com os custos e despesas necessários à completa execução do objeto contratual.
Para proponentes que não estiverem no cadastro de fornecedores da Petrobras, serão abertos questionários de avaliação, através dos quais o proponente deverá apresentar a documentação solicitada.
Fonte: Revista Brasil Energia