
A Petrobras publicou o edital de descomissionamento da P-33, seguindo o mesmo modelo do edital P-32, dentro das novas diretrizes de reciclagem e destinação sustentável de embarcações da companhia, informou a estatal em comunicado na quarta-feira (20). No momento, a P-33 está alocada em Marlim, na Bacia de Campos.
As empresas interessadas poderão se habilitar ao edital de desativação da P-33 até o dia 16 de outubro. Posteriormente, os prazos para visita técnica e lances ficarão abertos até 20 de novembro de 2023. Segundo a Petrobras, o edital mantém o foco no mercado nacional, tornando obrigatório aos concorrentes serem estaleiro ou empresa associada a estaleiro nacional, com a obrigatoriedade de dique seco.
Os proponentes deverão apresentar o plano de reciclagem da plataforma, contemplando desde os primeiros procedimentos de recebimento da unidade e início dos trabalhos de desmontagem até a destinação final dos resíduos decorrentes, garantindo, ainda, que as atividades de desmonte do casco da unidade ocorram em dique seco. A Petrobras irá se responsabilizar pela entrega da plataforma no estaleiro indicado pelo comprador.
No caso da P-32, o contrato de descomissionamento foi arrematado pelo Estaleiro Rio Grande, administrado pelo consórcio Ecovix / Gerdau, em junho deste ano. Essa plataforma, assim como a P-33, será pré-descomissionada no Porto do Açu, conforme publicado pelo PetróleoHoje no início deste mês. Ao todo, o contrato entre o porto e a Petrobras prevê o pré-descomissionamento de três unidades.
Fonte: Revista Brasil Energia