unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/10/20

Petrobras lança megalicitação para dutos flexíveis

Novo processo da Petrobras requer linhas de 4” a 11” de diâmetro, com data de entrega de propostas marcada para 6 de janeiro de 2021

A Petrobras vai adquirir até 566,4 km de dutos flexíveis para projetos de desenvolvimento das bacias de Campos e de Santos. Os equipamentos serão adquiridos na megalicitação recém-lançada ao mercado, que tem data de entrega de propostas marcada para 6 de janeiro de 2021.

O material foi dividido em pacotes distintos, sendo 340 km no lote 1 e 226,4 km no lote 2. A empresa que apresentar a melhor proposta no primeiro pacote ficará impedida de arrematar o outro lote.

A licitação será conduzida por meio de disputa fechada. O critério de julgamento das propostas seguirá o modelo de maior desconto, tendo por base os valores totais de orçamento bruto de R$ 4.050 bilhões para o lote 1 e R$ 2.776 bilhões para o Lote 2.

Junto com as linhas, as empresas vencedoras terão que fornecer os acessórios e frete, locação de bobinas, serviços de armazenamento e carregamento de dutos flexíveis. O edital exige também prestação de serviços de suporte técnico, instalação e montagem.

De acordo com os termos do edital, a Petrobras se compromete a adquirir pelo menos 51% do material solicitado no lote A e 48% do pacote B. A petroleira não especifica quando colocará o pedido de compra, mas estipula prazo de 395 dias.

Marlim e Itapu

O prazo total do contrato é de 1.095 dias. As linhas, segundo fontes do PetróleoHoje, serão destinadas aos projetos de Marlim I, Marlim II e Itapu. A Petrobras está revendo os cronogramas do primeiro óleo dos novos sistemas, com foco da divulgação de seu plano estratégico 2021-2025. Originalmente, o início da produção dos três projetos estava programada para o período 2022-2024.

O processo da petroleira requer dutos flexíveis de 4” de diâmetro até 11”. O escopo contempla linhas de produção e de injeção de gás e de água.

Além dessa megalicitação, que certamente atrairá a atenção da Baker, National Oilwell Varco (NOV) e TechnipFMC, a Petrobras conduz outros três processos direcionados à aquisição de linhas flexíveis. Juntos, os bids lançados anteriormente vão demandar a encomenda de outros 140,9 km de dutos.

As três licitações receberão propostas no período de outubro a novembro.

Fonte: Revista Brasil Energia