Companhia quer desinvestir de sua participação minoritária de 25% no campo, localizado em águas rasas da Bacia de Sergipe‐Alagoas. Esse é o terceiro teaser lançado pela Petrobras para a cessão da participação em Tartaruga
A Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser) referente à cessão de sua participação minoritária de 25% no campo de Tartaruga, localizado em águas rasas da Bacia de Sergipe‐Alagoas. A SPE Tiêta, empresa do grupo PetroReconcavo, opera o campo com 75% de participação.
Segundo a Petrobras, a decisão de desinvestimento leva em conta tratar-se de ativo não operado, sem sinergia com o portfólio da companhia. “Por se tratar de um campo não operado pela Petrobras, não há empregados da companhia atuando exclusivamente no ativo. Portanto, a cessão da participação da Petrobras no campo de Tartaruga não irá gerar impacto para sua força de trabalho própria ou terceirizada”, complementou.
A parcela de produção da Petrobras em Tartaruga, considerando a média dos primeiros nove meses de 2024, foi de aproximadamente 41 bpd de óleo e 723 m³/dia de gás associado. Os poços foram perfurados direcionalmente, a partir da base situada na porção terrestre do campo.
O ativo possui volume in place de 89,5 milhões de barris de óleo, segundo o teaser. Um novo Plano de Desenvolvimento (PD) foi submetido à ANP em agosto deste ano, com o objetivo de prorrogar o prazo do contrato de concessão, que atualmente vai até 2025.
Esse é o terceiro teaser lançado pela Petrobras para a cessão da participação de 25% no campo de Tartaruga – o primeiro foi lançado em junho de 2020. Como o processo, que estava em fase vinculante na época, não foi concluído, a estatal optou por reiniciar o processo de desinvestimento com a publicação de um novo teaser em abril de 2022.
Fonte: Revista Brasil Energia