Polo é formado pelos campos terrestres Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha
A Petrobras lançou o teaser da venda do Polo Lagoa Parda, formado pelos campos terrestres de Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha, localizados em Linhares (ES) na Bacia do Espírito Santo. A produção média do polo no ano passado foi de aproximadamente 266 barris/dia e 20 mil m³/dia de gás.
Com o lançamento dessa venda, a petroleira abre um novo flanco de venda de ativos terrestres, atualmente concentrado nas regiões Norte e Nordeste.
O processo é o primeiro lançado após a resolução da ANP que deu prazo para a Petrobras informar as concessões da rodada zero cujo prazo está proximo de encerrar e que a empresa tem interesse em manter, com respectivos planos de desenvolvimento.
Nas áreas em que não houver interesse ou necessidade de mudança no plano de desenvolvimento, a agência tomará medidas para garantir os investimentos ou a devolução das áreas.
A venda de ativos da Petrobras é essencial para a retomada de investimento no onshore no pais, bem como a diversificação do segmento. Nos últimos dez anos, a produção terrestre caiu 50%.
Após o teaser, as etapas serão: o início da fase não-vinculante (se for o caso), fase vinculante, concessão de exclusividade para negociação (se for o caso), aprovação da transação pela administração e assinatura de contratos e o fechamento da operação.
O teaser com as principais informações e os critérios para a seleção de potenciais participantes estão disponíveis no site da Petrobras.