unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/03/24

Petrobras pode adquirir 31 sondas até 2028

A Petrobras aposta na contratação de até 31 sondas de perfuração marítimas e terrestres até 2028, das quais 25 já foram adquiridas. A decisão de contratar ou não os equipamentos dependerá, no entanto, do desenvolvimento de cada projeto.

“Usamos as sondas de perfuração nos projetos de desenvolvimento da produção, em abandonos de poços e workovers. Portanto, uma parte dessa demanda é determinística e a outra, probabilística”, afirmou Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal.

Ele ressalta ainda que, com o esperado sucesso nas licitações para adquirir esse volume de contratação de sondas, a Petrobras vai conseguir atender às necessidades do seu portfólio. 

A estatal encerrou, na última sexta-feira, 8, o prazo de recebimento de propostas para a contratação de serviços de intervenção em poços de óleo, gás e água, com sondas de produção terrestre. A empresa vencedora poderá responder pelas atividades de abandono, aprofundamento, e descida e retirada de liners.

No edital, foram definidos dois lotes de sondas – o A, relativo a conjuntos de três sondas de 150 klb; e o B, relativo a duas sondas de 150 klb e uma sonda de 250 klb. As fornecedoras tiveram a opção de apresentar propostas consolidadas para os dois lotes.

Ao todo, para os lotes A e B, foram apresentadas 14 propostas, das seguintes empresas: Oil States, Quality Welding, Ideal, Relimpp, Braserv, Halliburton, D&A, Tenax, Bastech, Benel, Conterp, Empresa Brasileira de Serviços e Perfuração, Perbras e Guerini. 

Inicialmente, o prazo de entrega de propostas era o dia 8 de fevereiro. Mas, as empresas interessadas consideraram o período curto para construir suas propostas e pediram adiamentos. Por fim, a Petrobras reviu o prazo três vezes, até chegar a 8 de março. A concorrência foi lançada em 17 de janeiro.

Fonte: Revista Brasil Energia