unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/03/13

Petrobras prevê início de geração de energia subsea em cinco anos

A Petrobras planeja iniciar a instalação de sistemas submarinos de geração de energia e de processamento e bombeamento subsea no offshore brasileiro – visando à substituição de processos no topside de plataformas – entre os próximos cinco e dez anos. A informação é do gerente Executivo do Cenpes/Petrobras, Marcos Assayag, que participou, no último dia (7/3), do 7º Encontro Shell de Inovação, no Rio de Janeiro.

“Já estamos testando alguns pilotos. Vamos começar a povoar os campos com essas tecnologias, tendo em vista o desenvolvimento do pré-sal e a revitalização dos ativos da Bacia de Campos”, disse o executivo, assinalando que a visão de plataforma hightech da Petrobras compreende unidades simples, que funcionem com o mínimo de equipamentos.

Para Assayag, os dois maiores desafios atuais para as atividades de E&P em águas profundas consistem na caracterização de reservatórios e redução de custos na construção de poços. “No pós-sal, o poço corresponde a cerca de 1/3 do investimento total de um projeto. Já no pré-sal, essa proporção aumenta para 50%”, argumentou.

Já na opinião do vice-presidente de Tecnologia da FMC, Paulo Couto, o grande desafio é repensar a forma como serão feitos os serviços de manutenção e reparo em equipamentos submarinos. “Sistemas instalados em grandes profundidades nem sempre poderão sofrer intervenção humana”, ressaltou.