unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/09/09

Petrobras promete licitar sondas este mês

A Petrobras vai contratar um primeiro lote de nove sondas para exploração de petróleo em águas ultraprofundas, incluindo os campos do pré-sal. Essa primeira encomenda é parte de um total de 28 unidades de perfuração que serão compradas pela estatal. A previsão é que o processo de licitação seja lançado ainda este mês para garantir a entrega dessas sondas entre 2013 e 2018. Para Pernambuco, o pacote é decisivo para a viabilização de um segundo estaleiro no Estado. Se vencer a licitação, o consórcio Galvão-Alusa começa a construir o novo estaleiro em maio de 2010.

Na semana passada, representantes do consórcio estiveram em Pernambuco para apresentar o projeto do empreendimento ao governador Eduardo Campos. A ideia é investir US$ 495 milhões num estaleiro com capacidade para processar 50 mil toneladas de aço por ano, com perfil para fabricar unidades de perfuração offshore (navios e plataformas), além de módulos e barcos de apoio. Os empregos na construção podem chegar a 1.500 e na operação entre 2.500 e 3.000.

Nas regras anunciadas pela Petrobras, o primeiro lote de nove sondas será distribuído em sete navios (que deverão ser fabricados por um único estaleiro) e as outras duas unidades (que poderão ser tanto navio quanto plataforma semissubmersível) serão contratadas separadamente.

Para garantir a fabricação das 28 sondas, fomentando a indústria naval e a cadeia produtiva do setor, o governo federal vai alocar R$ 4 bilhões por meio do Fundo Garantidor da Construção Naval. As encomendas vão viabilizar a ampliação e a adequação dos estaleiros existentes e a criação de novos e modernos estaleiros no País, capacitando a indústria naval brasileira a competir com os melhores estaleiros do mundo, já que as sondas tem grande conteúdo tecnológico embarcado.