A Petrobras recorreu da decisão da ANP de unificar os campos de Tartaruga Verde e Mestiça e o recurso deve ser avaliado pela diretoria da agência na reunião de amanhí (1/4). As descobertas foram feitas no pré-sal da Bacia de Campos e pelo plano de negócios atual da companhia, começa a operar comercialmente em 2017.
Em novembro do ano passado, a ANP determinou a incorporação do campo de Tartaruga Mestiça, que deixa de existir, em Tartaruga Verde. A Petrobras também deverá apresentar um novo plano de desenvolvimento 180 dias a conclusão do sistema de produção antecipada (SPA).
Iniciado em julho do ano passado, por meio do FPSO Rio das Ostras, produziu 13 mil barris/dia até janeiro, por meio do poço 3-BRSA-1012DPA-RJS.
O FPSO do sistema definitivo de Tartaruga Verde já está afretado com o consórcio Schahin/Modec e terá capacidade para processar 150 mil barris/dia de petróleo.
Questionada sobre o recurso, a Petrobras não retornou o contato feito por meio de sua assessoria de imprensa.
Petrobras e ANP discutem, na Justiça Federal, processos similares, envolvendo o agrupamento de Piracaba em Baúna, do Parque das Baleias em Jubarte e de Iracema (ex-Cernambi) em Lula.
A questão é que quanto o maior é a produção atribuída a cada campo, mais os consórcios pagam em participações especiais.