unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/04/23

Petrobras, Shell e Senai Cimatec anunciam a construção de ambiente para testes em condições similares ao pré-sal

Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Petrobras informou, em comunicado nesta quarta-feira (19), que celebrou um termo de cooperação com a Shell e o Senai Cimatec para a construção do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP), que proporcionará condições operacionais semelhantes ao pré-sal para testes de sistemas integrados.

O LDP – está sendo construído dentro do Senai Cimatec Park, no Polo Petroquímico de Camaçari (BA) – receberá cerca de R$ 254 milhões em investimentos, com previsão de início de operação para o ano que vem. O projeto é financiado pela Petrobras e Shell com recursos oriundos da cláusula de PD&I da ANP.

Para a infraestrutura do LDP, as companhias perfurarão um poço de 300 m de profundidade no complexo. Conectado a ele, será construído um flow loop, unidade fechada composta por tubulações, compressores e bombas que simula o fluxo de produção de petróleo e gás.

Além da infraestrutura, o laboratório contará com uma equipe técnica multidisciplinar de mestres e doutores com domínio em modelagem e análise de confiabilidade, engenharia avançada e especializada em simulações computacionais, materiais e exame de falhas e processos.

“A criação de um laboratório que possa simular as condições extremas do pré-sal é importante para o desenvolvimento de tecnologias que possam tornar a E&P mais seguras e eficientes. O desenvolvimento de novas tecnologias é um fator importante na estratégia da Petrobras de reduzir as emissões de suas operações e o LPD cumpre seu papel dentro dessa estratégia”, afirmou Maiza Goulart, gerente executiva do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), segundo o comunicado da Petrobras.

Fonte: Revista Brasil Energia