unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/07/21

Petrobras tem aval para assumir 100% de cinco blocos na Foz

ANP autorizou, na quinta-feira (22/7), a cessão da parcela de 30% da BP nos blocos FZA-M-57, 86, 88, 125 e 127 à Petrobras, que passará a deter 100% de participação nos ativos localizados na Bacia da Foz do Amazonas.

A parcela da britânica nas áreas foi comprada pela Petrobras em abril deste ano, quando a estatal anunciou a transação ao mercado. A brasileira adquiriu ainda os 70% da BP na concessão FZA-M-59, obtendo aval da ANP, no último dia 8, para assumir a participação de 100% no bloco.

Já os cinco ativos, cuja cessão foi aprovada pela diretoria da agência nesta quinta-feira (22/7), eram operados pelo consórcio Total (40%), BP (30%) e Petrobras (30%). No início deste mês, a ANP permitiu a cessão dos 40% da Total nos blocos à Petrobras, condicionada à aprovação das garantias financeiras.

A saída das IOCs da Foz do Amazonas se deve às dificuldades para obter o licenciamento ambiental dessas áreas. Espera-se que a Petrobras tenha mais êxito junto ao Ibama para obter as licenças para perfuração. A estatal, inclusive, pretende retomar as campanhas de perfuração exploratória na Foz em 2022.

Durante a conferência de apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2021, o diretor de E&P da Petrobras, Fernando Borges, afirmou que a estatal avalia que o Ibama deve liberar a licença ambiental no início de 2022. A expectativa da petroleira em relação à obtenção da permissão está atrelada à sua experiência de atuação na área e ao andamento do processo em curso, junto ao órgão ambiental.

O primeiro período exploratório dos blocos FZA-M-57, 86, 88, 125 e 127 possui término previsto para para julho de 2022. Eles foram arrematados na 11ª Rodada de Licitações da ANP, em 2013.

Fonte: Revista Brasil Energia

Leia mais