unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/08/13

Petrobras tem recorde na área do pré-sal em Campos

RIO – A produção de óleo e líquido de gás natural da Petrobras registrou recuperação na Bacia de Campos e novo recorde na área do pré-sal, levando a companhia a uma alta de 4,6% na produção nacional em junho, na comparação com maio.

O resultado divulgado na noite de quarta-feira, 31, 1,979 milhão de barris/dia, veio acima das expectativas e animou o mercado. As ações ordinárias da estatal saltaram 4,68% e as preferenciais ganharam 3,99% no pregão desta quinta, 01, na Bovespa.

Apesar disso, o mercado mantém dúvidas sobre a capacidade de a empresa conseguir cumprir a meta de produção deste ano. O plano é mantê-la no nível dos últimos dois anos: 2,022 milhões de barris/dia, com margem de erro de até dois pontos porcentuais para cima ou para baixo. O anúncio pode ter impacto positivo nas ações no curto prazo, mas não estamos certos se essa melhora representa um ponto de inflexão, disse o analista Marcus Sequeira, do Deutsche
Bank.

O analista Luiz Felipe Carvalho, do HSBC, lembrou em relatório que a companhia precisa elevar sua produção em 10% neste semestre para atingir a meta. A Petrobras espera melhora na curva de produção para 2014.

A Bacia de Campos, responsável por 80% da produção nacional, registrou alta de 2,7% em junho ante maio, atingindo 1,565 milhão de barris/dia. Mas a bacia ainda apresenta desempenho 11% menor do que o de fevereiro do ano passado, quando Graça Foster foi indicada à presidência da empresa, iniciando um ciclo de dois anos de paradas para manutenção.

No perãodo, a produção crescente do pré-sal tem sustentado o resultado e o efeito se repetiu em junho. Houve novo recorde mensal do pré-sal, com média diária de 310,2 mil barris, incluindo a parte operada pela empresa para seus parceiros. Em 2011, a produção nesta camada era de 121 mil barris/dia.

Entre os projetos que ajudaram o resultado de junho esteve o FPSO Cidade de Angra dos Reis, no projeto-piloto de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. A plataforma flutuante havia parado para manutenção em maio, o que fez com que o resultado do pré-sal recuasse 8,1% (272,6 mil barris/dia) em maio, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A agência ainda não divulgou a produção nacional de junho.

Há hoje 27 poços em produção no pré-sal no País, segundo a ANP. A área de Lula Alto está prevista para iniciar a produção em janeiro de 2016 e Lula Central, em março de 2016.

Em maio, foi concluída a perfuração e o teste de formação de Florim, na cessão Onerosa do pré-sal da Bacia de Santos. Em janeiro, entrou em operação o FPSO Cidade de São Paulo dando início à produção comercial do campo de Sapinhoá, também no pré-sal da Bacia de Santos.