unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/10/21

Petrobras tem sinal verde para all electric

FPSO Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula

Em reunião realizada na quinta-feira (7), o Conama aprovou a alteração da resolução que trata dos limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas. A flexibilização da norma permitirá à Petrobras adotar o conceito all electric em novas plataformas de produção, uma iniciativa que tem potencial de reduzir em até 20% a intensidade de CO2

O entrave estava no Anexo V da Resolução Conama nº 382/2006, que impunha “limites de emissão para poluentes atmosféricos gerados por turbinas destinadas à geração de energia elétrica, movidas a gás natural ou combustíveis líquidos, em ciclo simples ou ciclo combinado, sem queima suplementar, com potência elétrica acima de 100 MW”.

A Petrobras alegava que a regra não deveria ser aplicada às unidades flutuantes ancoradas em mar, cujos padrões de emissão diferem das usinas térmicas, que estão próximas de grandes centros populacionais e consomem gás natural tratado para uso final.

Descarbonização das plataformas

Preparando-se para o desafio da transição, a Petrobras pretende eletrificar 100% de suas plataformas. A estatal estima que uma planta de alta capacidade sob a configuração all electric demandaria cerca de 150 MW.

Além de zerar perdas de eficiência energética e reduzir emissões de carbono e outros gases, como o NOx, o conceito all electric favorece a indústria nacional, pois utiliza mais equipamentos nacionais em substituição a equipamentos que hoje são importados.

Fonte: Revista Brasil Energia