RIO – A Petrobras enviará no primeiro trimestre do ano que vem uma comitiva à China para apresentação dos projetos da companhia a empresários chineses. O objetivo da estatal é de fomentar o interesse em investimentos no Brasil, diretamente ou em sociedade com companhias brasileiras.
Nosso objetivo é mostrar o nosso projeto e atrair empresas que têm conhecimento específico e possam contribuir vindo aqui. Há uma grande procura de empresas estrangeiras por oportunidades no Brasil , ressaltou o diretor de finanças e relações com investidores da Petrobras, Almir Barbassa.
Ele participou de seminário sobre o pré-sal na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Segundo o executivo, os chineses é que decidirão quais companhias do país participarão das conversas com a Petrobras. Barbassa adiantou que, entre os setores participantes, não deverá ter tanto peso a indústria de construção naval, uma vez que a companhia já participou de ´road show´ por Cingapura e Coreia do Sul, onde grandes estaleiros foram visitados.
Atualmente, a petroleira também executa testes, diretamente com os bancos, do modelo de financiamento de fornecedores pretendido pela companhia. O objetivo da Petrobras é fechar um contrato de serviço com os fornecedores, que serviria de garantia para que essas empresas buscassem financiamento junto aos bancos.
O fornecedor tem a garantia de que, entregando aquele serviço, ele vai ter acesso à linha de crédito, que virá diretamente da Petrobras. É complicado contratualmente. A Petrobras já está trabalhando nisso há algum tempo e o momento atual é de um ? teste ácido ? , destacou Barbassa, em referência ao trabalho feito com os bancos. Nossa principal ideia é facilitar o acesso ao capital , acrescentou, lembrando que as agências de rating consideram esse tipo de financiamento como dívida, embora não haja impacto sobre o balanço.