A estatal vai lançar edital para a construção de OSRVs. A expectativa é de que a indústria nacional tenha competitividade para vencer as concorrências.

A Petrobras vai abrir uma nova licitação para contratar dez barcos de apoio do tipo OSRVs, estimadas em US$ 2,5 bilhões. Além dessa, outra concorrência deve ser lançada em seguida, informou o diretor de Logística, Comercialização e Mercado, Claudio Romeo Schlosser, em coletiva de imprensa para detalhar o resultado financeiro da empresa no primeiro trimestre deste ano.
Segundo ele, os estaleiros brasileiros têm plena condição de vencer as licitações, apesar de não haver nenhuma garantia de contratação da indústria nacional. “A competitividade dos estaleiros brasileiros é muito significativa”, afirmou.
Schlosser argumenta que a Petrobras tem tido dificuldade de afretar barcos de apoio, por conta da demanda aquecida do mercado internacional. Por isso, partiu para a opção de construir suas próprias embarcações. Em abril, a empresa lançou a primeira das grandes licitações, envolvendo a aquisição de 12 barcos do tipo PSV.
Fonte: Revista Brasil Energia