unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/01/26

Petrobras vai adquirir sísmica nas áreas de Sépia e Iara

Pesquisa sísmica marítima 4D com nodes será realizada pela empresa PXGEO do Brasil a partir de maio deste ano. A aquisição foi autorizada pelo Ibama

Foto: Divulgação

O Ibama emitiu para a Petrobras, no último dia 16, licença para uma pesquisa sísmica marítima 4D com nodes nos campos de Sépia e Iara, localizados no pré-sal da Bacia de Santos. Serão adquiridos aproximadamente 485 km² de dados no campo de Sépia, e aproximadamente 1.230 km² de dados no campo de Iara, informou a Petrobras em resposta à Brasil Energia.

A empresa responsável pela aquisição será a PXGEO do Brasil. “Os cronogramas ainda estão sendo discutidos com a empresa contratada, mas esperamos iniciar a pesquisa sísmica em Sépia até maio de 2026, com duração em torno de três meses, e a pesquisa em Iara até agosto, com duração em torno de seis meses”, afirmou a estatal. 

A pesquisa abrange somente as áreas dos campos de Sépia e Iara, e a aquisição tem como objetivo o monitoramento dos reservatórios dos campos.

O contrato de cessão onerosa do campo de Sépia é operado pela Petrobras com 100% de participação, enquanto o contrato do excedente da cessão onerosa de Sépia é operado pelo consórcio formado por Petrobras (30%), TotalEnergies (28%), Petronas (21%) e QatarEnergy (21%). 

Já Iara está localizada na concessão BM-S-11A, que é operada pela Petrobras (42,5%) em parceria com a Shell (25%), TotalEnergies (22,5%) e a Petrogal (10%). 

Fonte: Revista Brasil Energia