unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/06/09

Petroleira de Eike Batista vai explorar poços no ES

A petroleira OGX, do empresário Eike Batista, está concluindo o mapeamento dos cinco blocos de águas profundas adquiridos por ela no Espírito Santo na 9ª Rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em novembro de 2008. Ao lado da francesa Perenco, a companhia planeja começar a operar em águas capixabas em 2011, quando deve furar três poços. Outros três devem ser perfurados até 2012.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Produção da OGX, Reinaldo Belotti, que esteve ontem em Vitória participando de um seminário organizado pela consultoria Vieira Rosenberg, os primeiros dados do mapeamento sísmico de três dimensões feito nos blocos capixabas mostram que as perspectivas são muito boas. As primeiras sísmicas analisadas mostram que estamos no caminho certo. A companhia estima possuir reservas de 270 milhões de barris de petróleo e gás no Estado.

O executivo não descartou investimentos no Espírito Santo. Belotti explicou que a OGX vai precisar de 12 navios-plataforma nos próximos anos, e que não há oferta suficiente deste tipo de equipamento no Brasil.

O conglomerado EBX (de Eike Batista) está decidido a construir estaleiros e portos de suprimento. Já temos projetos e terrenos, serão empenhados US$ 6 bilhões (R$ 12 bilhões). Neste primeiro momento, o Espírito Santo não será incluído, mas se a produção de óleo e gás se desenrolar como estamos esperando, investimentos no Espírito Santo serão analisados. Estamos de olho na região, pode ter certeza. O potencial do Estado é grande, e isso vai deslanchar, sem dúvida.

Primeiro
Reinaldo Belotti disse ainda que o primeiro poço a ser perfurado pela companhia será no sul da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O primeiro barril de óleo será extraído no final de 2011. Além de o bloco ficar em águas rasas e, portanto, precisa de entrar em operação mais rapidamente, temos quase certeza de que há óleo na região. Nossos especialistas têm tanta certeza que falam em 105% de chances. Vamos conseguir produzir já a partir de 2011 por conta de uma inovadora tecnologia de gestão, sublinhou.

A OGX vai perfurar 51 poços até 2012, mais do que todas as outras empresas, fora a Petrobras, operam hoje. O pico de produção desses poços, inclusive os do Espírito Santo, deve ser alcançado em 2019.

Redução de IPI pode criar bolha no mercado
O economista Dirceu Bezerra Júnior, que também esteve em Vitória para participar do mesmo seminário que a OGX, mostrou-se preocupado com a onda de otimismo que voltou a tomar conta do mercado. É claro que a situação não é a mesma do final do ano passado, já alguns bons números, principalmente para o Brasil, mas não há motivos para tanto otimismo. Bezerra está receoso quanto à volta do IPI para carros e eletrodomésticos. Podemos estar criando uma bolha em plena crise. Esse aumento vigoroso da venda de carros e de eletrodomésticos pode significar um descolamento da realidade. Ou seja, as pessoas estão antecipando as vendas. Melhora agora, mas quando a redução acabar, o mercado vai parar. Isso é muito ruim.