unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/09/09

Petroleira dos EUA abre 2º poço no pré-sal do Rio

A petroleira americana Anadarko iniciou sua segunda perfuração no pré-sal da Bacia de Campos. A empresa tem como objetivo avaliar a extensão da descoberta de Wahoo, a primeira feita no pré-sal por uma operadora estrangeira, anunciada em setembro do ano passado. Com o resultado, que deve sair em até 120 dias, o mercado espera uma projeção sobre o volume das reservas encontradas na área.

O projeto Wahoo está localizado no bloco exploratório BM-C-30, norte da Bacia de Campos. Fica perto do complexo petrolífero Parque das Baleias, da Petrobrás, que já produz óleo do pré-sal por meio de um poço no campo de Jubarte. Segundo a estatal, o pré-sal do Parque das Baleias pode ter até dois bilhões de barris de óleo.

O novo poço da Anadarko, chamado internamente de Wahoo Norte, é perfurado pela sonda Deepwater Millennium e terá profundidade final de 6 mil metros. A empresa ainda não estimou as reservas do projeto Wahoo e diz que, dependendo do resultado do segundo poço, pode precisar de testes adicionais. A Anadarko divide a concessão com a americana Devon, a canadense EnCana e a sul-coreana SK.

O mesmo consórcio detém a concessão do bloco BM-C-32, colado ao BM-C-30 e próximo ao Parque das Baleias. O projeto é operado pela Devon, que será a responsável pela perfuração do primeiro poço, batizado de Itaipu, ainda este ano. A Anadarko ainda participa de outros cinco blocos exploratórios no Brasil, alguns no pré-sal. A empresa que anunciou ontem uma descoberta em Serra Leoa, na costa Oeste da África já tinha uma descoberta no pós-sal brasileiro, mas sua participação foi vendida para a norueguesa StatoilHydro.