unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/11/09

Petroleira venezuelana planeja encomendar navios do Brasil

A petroleira venezuelana PDVSA quer dobrar sua frota de navios petroleiros, atualmente com 30 unidades, e já planeja voltar a encomendar a construção de novas embarcações no Brasil, afirmou nesta terça-feira (3) o diretor executivo da filial brasileira da companhia, Sérgio Tovar.

Hoje a companhia possui uma encomenda de dez navios de grande porte em construção no Estaleiro Ilha S.A (Eisa), sendo oito para o transporte de petróleo bruto e dois para combustíveis claros. Os investimentos nestes dez navios são de US$ 700 milhões, lembrou Tovar.

Estamos crescendo muito no transporte de nosso petróleo e temos a intenção de que este aumento da capacidade logística seja promovido dentro da estratégia de integração dos países da América Latina, disse Tovar em cerimônia nesta terça-feira no lançamento ao mar da primeira embarcação, que será entregue pelo Eisa em julho de 2010. As demais serão entregues até 2015.

Além do Brasil, a PDVSA também encomendou oito petroleiros de grande porte à Argentina e deverá promover troca de tecnologia com o Eisa para a construção de dois estaleiros na Venezuela.

Segundo Tovar, a integração com o Brasil também se dará por um aumento na capacidade de distribuição de combustíveis da PDVSA em território nacional, principalmente após a conclusão das obras de construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, empreendimento em que a companhia é sócia em parceria com a Petrobras.

A intenção é expandir a atividade de distribuição de combustíveis, hoje restrita a apenas 20 postos de combustíveis localizados em Belém (PA) para todo o Nordeste. Além disso, o diretor executivo comentou que a empresa tem a intenção de expandir suas atividades no mercado de lubrificantes, hoje restrita ao Sudeste.

Temos uma pequena fábrica de lubrificantes em São Paulo, mas a produção é insignificante. Isso deve aumentar em breve, mas ainda não podemos falar em volumes, comentou Tovar.