A produção de petróleo no Litoral Sul já começa a atrair grandes empresas também no segmento de prestação de serviços. O prefeito de Anchieta, Edval Petri anuncia, hoje, que a empresa de origem norte-americana Halliburton instalará uma base de operação no município para atender, em princípio, às necessidades da Petrobras na região.
A implantação de uma base de negócios no Sul capixaba não foi confirmada pela empresa no Brasil, mas, segundo Petri, o contrato para compra do terreno em Anchieta já foi assinado pelos representantes da prestadora de serviços.
A Halliburton já tem escritório em Macaé, no Rio, onde atende a várias empresas do setor.
Segundo Petri, na base da empresa, onde deverão ser investidos inicialmente cerca de R$ 10 milhões, serão construídos galpões em área localizada próxima à Samarco, em Ubu.
A empresa deverá prestar assistência técnica para equipamentos da Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba (UTG Sul), atualmente em construção. Os dutos da Petrobras na região também receberão assistência técnica da Halliburton. Segundo Petri, a empresa norte-americana iniciará a construção da sua base no Estado no início de 2010.
O Espírito Santo deverá receber outras empresas da área de petróleo e gás em função da ampliação da produção no Litoral Sul. No Parque das Baleias, por exemplo, onde hoje apenas um navio-plataforma está em produção (P-34), outras duas embarcações estão previstas para entrar em funcionamento a partir do próximo ano, com capacidade para produzir 100 mil barris por dia de óleo e gás cada uma.
Também em 2010, entra em operação a UTG Sul. No ano que vem, a plataforma em operação no Parque das Conchas, que fica próximo ao Parque das Baleias e é operado pela Shell, deve atingir a produção de 100 mil barris por dia.