O Innovation Challenge busca promover projetos de Soluções Baseadas na Natureza capazes de gerar créditos de carbono de alta integridade e com benefícios adicionais para a comunidade. Universidades, empresas brasileiras e startups poderão participar

A Petronas Brasil lançou, no último dia 10, seu primeiro Innovation Challenge – uma chamada de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para promover abordagens inovadoras em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) que beneficiem o meio ambiente e a sociedade.
Disponível para universidades, empresas brasileiras e startups, o desafio busca promover projetos de SBN capazes de gerar créditos de carbono de alta integridade e com benefícios adicionais para a comunidade, como forma de apoiar a transição energética do Brasil e o Plano Nacional de Clima.
As Soluções Baseadas na Natureza incluem ações para reduzir e eliminar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio da conservação, proteção, restauração e gestão sustentável dos ecossistemas naturais.
As proponentes podem inscrever projetos de pesquisa nos três temas estratégicos listados abaixo:
- Tema A – Restauração de Florestas Terrestres e Sequestro de Carbono: inovação em métodos de monitoramento e quantificação de carbono, com ênfase em projetos socialmente inclusivos que empoderam as comunidades locais por meio de modelos equitativos de compartilhamento de benefícios e governança;
- Tema B – Ecossistemas de Carbono Azul: restauração de manguezais degradados, integrando inovação tecnológica e envolvimento da comunidade para liberar o potencial do carbono azul no Brasil, ao mesmo tempo em que apoia os meios de subsistência locais e promove a conservação da biodiversidade;
- Tema C – Agrofloresta e Agricultura Regenerativa: práticas agrícolas inovadoras que promovem créditos de carbono em alta escala, alinhadas com a transição energética e apoiadas por soluções robustas de Monitoramento, Relatório e Verificação (MRV) para garantir a viabilidade econômica e o potencial de crédito futuro.
O desafio faz parte do portfólio de investimentos em PD&I da Petronas Brasil, de acordo com as diretrizes da ANP. Todas as propostas serão avaliadas pela Petronas, e os vencedores selecionados receberão subsídios para apoiar os estudos que transformarão seus projetos de PD&I em projetos implementáveis.
As propostas devem ser enviadas de forma online até 28 de fevereiro de 2026. As instituições podem apresentar diversas propostas, desde que cada uma delas esteja alinhada com as áreas estratégicas mencionadas e cumpra as diretrizes da ANP.
Fonte: Revista Brasil Energia